Ícone do site Gasha! Podcast

Gasha Basics – Personagens Dere-Dere

Banner do Episódio 85

Fala pessoal, estamos de volta para mais um episódio do Gasha, e dessa vez falaremos do conjunto de arquétipos de personagem popularmente conhecido como Personagens Dere-Dere, que significa apaixonado. Junte-se ao recém batizado afro-viking Jogon, Otaking e sua saga para assistir todos os animes da temporada e Renato, que também tem um saga pessoal, de holdbertar o máximo possível de animes em uma mesma temporada.

Personagens Dere-Dere

O termo “Dere” vem de “deredere” (デ レ デ レ), uma onomatopeia que significa “apaixonado”, na maioria dos casos os arquétipos “Dere” são nomeados em relação aos traços de personalidade que se tornam mais proeminentes em seus portadores.

Tsundere

O tipo mais comum de dere, o “tsun” vem de “tsuntsun” que pode significar algo como irritado ou mal-humorado, e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”). 

“Tsundere” vem de personagem que aparentam ter uma personalidade mais ríspida, mas que com o tempo mostram o seu lado mais frágil e exposto, usando o “tsuntsun” como uma máscara para esconder o que realmente sente ou para lidar melhor com o que sente, seja com um par romântico (clichê clássico) seja com uma situação. 

Deredere

Onomatopeia com significado de “apaixonado”. A única dessa lista que geralmente age de maneira “normal”  com seu par romântico, ficando a vontade . Geralmente bem animada, energética e “pra cima”.

Yandere

Palavra formada pela composição de “yan” (yanderu = to be sick mentally), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”).

“Yandere” é um personagem que inicialmente ama e cuida de alguém por quem tem uma forte afeição, até que seu amor romântico, admiração e devoção, se tornam agressivos e mentalmente destrutivos por natureza, seja por excesso de proteção, violência, brutalidade ou todos os três combinados . Os personagens de Yandere são mentalmente instáveis, incrivelmente perturbados e usam extrema violência ou brutalidade como uma válvula de escape para suas emoções. Traços de personalidade: apaixonado, obsessivo, distorcido, possessivo, dedicado, leal, louco e etc.

Sadodere

Palavra formada pela composição de “sado” (sado = sadomasochistic), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”).

“Sadodere” é um personagem que adora manipular de maneiras sádicas e sente prazer em colocar seu interesse amoroso em uma situação difícil que os causa dor ou humilhação. Esse tipo de dor pode ser física ou emocional. Traços de personalidade: manipulador, sádico, cruel, sem empatia e etc.

Shundere

Palavra formada pela composição de “shun” (melancolia, tristeza), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”). 

“Shunderes” são personagens que podem sofrer de depressão ou possuir uma aura de tristeza/deprimente durante toda história. Muito mais ligado a personalidade do personagem e forma como ele enxerga o mundo a sua volta, não necessariamente tendo um motivo específico pra isso.Traços de personalidade: triste, deprimido, desmotivado  e etc. 

Utsudere

Palavra formada pela composição de “utsu” (depressão), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”). 

“Utsudere” são personagens que podem sofrer de depressão ou possuir uma aura de tristeza/deprimente durante toda história. Mas diferente de “Shundere”, o “Utsudere” normalmente tem motivos para toda a tristeza que carrega.Traços de personalidade: triste, deprimido, cauteloso, inadequado e etc. 

Kuudere

Palavra formada pela composição de “kuu” (kuuru = cool), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”). 

“Kuudere” são personagens que agem de maneira calma e controlada, não entrando em pânico em momento algum. Expressam pouco os sentimentos. Traços de personalidade: reservado, indiferente, antissocial, solitário, sangue frio e etc.

Dandere

Palavra formada pela composição de “dan” (danmari = silence), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”).

“Dandere” é aquele que normalmente é quieto e silencioso, possivelmente a ponto de parecer sem emoção às vezes, mas de repente se torna falante, doce e fofo quando está sozinho com a pessoa certa, revelando que na verdade são apenas tímidos.Traços de personalidade: tímido, inseguro, gentil, atencioso, quieto e etc

Himedere/Oujidere

A palavra vem de “hime” (princesa) ou “ouji” (príncipe), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”).

Gosta de ser tratada como superior, da realiza pensa (ou tem certeza) que é superior a todos a sua volta e admirada pelos mesmo. 

Kamidere

Palavra vem de “kami”(deus) , e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”).

Personagem acha que é um ser superior ou um deus e vê todos a sua volta como seres inferiores. 

 Bakadere

A palavra vem de “baka” (estúpido, idiota), e “deredere” (onomatopeia que significa “apaixonado”).

“Bakadere” é um personagem que é muito desajeitado e estúpido. Na maioria das vezes, eles carecem de bom senso. Traços de Personalidade: gentil, estúpido, infantil, denso, tolo, ingênuo e etc.

Referências

Episódios Relacionados

Sair da versão mobile