Gasha! Podcast

Guia de Manhwa para Nerds Ocupados

Então você ouviu o podcast e ficou curioso sobre esses tais Manhwas que tanto são comentados pelo João e pelo Arthur, quer saber onde ler e algumas indicações pra começar sua aventura pelo mundo dos quadrinhos sul coreanos, ok, continua lendo esse post para saber mais e seja bem vindo ao Incrível Guia de Manhwa para Nerds Ocupados Edição 2020, e já sabe o esquema, se gostar do post compartilha com seus amiguinhos, deixa seu comentário e manda suas sugestões que a comunidade do Gasha agradece.

Guia de Manhwa – Categorias

Para facilitar o trabalho, os manhwas apresentados neste post serão classificados em uma das categorias listadas a seguir.

MC Fodão

Nesta categoria, toda o roteiro é centrado na fodacidade do protagonista e de qual maneira (foda) ele vai resolver o problema da vez.

MC Comédia

Se encaixam nessa classificação os Manhwas onde o protagonista faz dupla jornada, atuando como comediante amador, seja fazendo piadas ruins em momentos inoportunos, seja errando poderes ou ataques nas piores situações.

MC Malandrão

Seo Joo-Heon de Tomb Raider King

Agora temos uma categoria especial, as vezes confundida com os fodões, mas que tem seu próprio charme, que são os protagonistas malandrões, capazes de sair de qualquer situação ou enrascada, eles sempre tem um plano e nunca são pegos de surpresa.

MC Inteligente, porém Fracote

O que seriam dos fodões se não existissem os fracotes, os manhwas também tem protagonistas assim, são poucos eu sei, mas eles existem. Sempre assustados, só lutam quando a coisa fica feia e não existe outra saída. Em geral são amigos de algum fodão.

MC Racionais e Enigmáticos

Jue Viole Grace de Tower of God

Outra categoria especial, muito similar aos fodões, são os protagonistas racionais e enigmáticos, são considerados frios e sem emoção, quando na verdade são pessoas que analisam a situação antes de agir e sempre consideram o bem estar de todos a sua volta, mas sem transparecer suas verdadeiras intenções.

World Building

Manhwas com foco em World Building e em criar universos coesos (as vezes não muito) onde geralmente o protagonista é apenas uma pequena engrenagem em mundo muito mais denso e complexo.

Mundo Pós Apocalíptico

É isso, o mundo foi pro car**** e o nosso protagonista tem que sobreviver nessa bagunça.

HUD de Jogo

Ah, chegamos aos famosos HUD’s dos manhwas, o poder secreto de todo protagonista fodão, onde o protagonista pode realizar diversos tipos de ações que geralmente oferecem vantagens e cheats que os colocam muito a frente de qualquer outro personagem. Uma regra de ouro dessa categoria é que nem todo MC Fodão tem um HUD, mas todo HUD pertence a um MC Fodão ou a um MC Malandrão.

Reencarnação

Para encerrar a lista das categorias, temos os manhwas de reencarnação, onde o protagonista viveu toda uma vida e por motivos relevantes ao plot recebeu uma segunda chance, para corrigir seus erros ou apenas uma chance para virar o MC Fodão.

Guia de Manhwa – Recomendações

Omniscient Reader’s Viewpoint

E seu o seu mundo virasse de ponta a cabeça, um verdadeiro apocalipse, com monstros, demônios e deuses para todo lado e você percebesse que todos os acontecimentos são estranhamente familiares.

Pois esse é o plot do manhwa Omniscinet Reader’s Viewpoint, onde o protagonista, único leitor de uma obscura light novel, descobre que todas as mudanças recentes no mundo são idênticas as passagens do livro que ele leu durante sua adolescência.

Categorias

Opinião do João

Conheci esse manhwa por uma das propagandas do Webtoon e fiquei interessado pela proposta, mas admito que o fato da arte ser feita pelo estúdio Red Ice (mesmo de Solo Leveling e Tomb Raider King) foi o maior fator de convencimento.

Sobre o roteiro, adorei a premissa e a forma como o autor abordou o tema, sendo esse um sonho recorrente de muitos nerds, que adorariam viver no mundo de suas histórias preferidas.

Gostei tanto que migrei para a Light Novel e recomendo bastante a leitura dessa fantástica obra.

Disponibilidade

Este manhwa está disponível oficialmente no ocidente na plataforma Line Webtoons e pode ser acessado no link abaixo:

Tomb Raider King

Um competente caçador de relíquias é traído por seu ganancioso chefe e acaba perecendo em uma tumba misteriosa. Sem entender o que está acontecendo, a mente do caçador desperta em seu corpo alguns anos no passado e tem uma segunda chance na vida, agora, motivado pelo ódio, ele vai utilizar todo o conhecimento que possuí do futuro para se vingar de todos que o machucaram.

Opinião do João

Cheguei achando que era apenas um clone de Solo Leveling e ganhei de presente uma história coesa, adulta, com personagens bem resolvidos e que apresenta fatos históricos de maneira divertida e empolgante, assim como a aventura de Sung Jin Woo, recomendo bastante a leitura de Tomb Raider King.

Categorias

Disponibilidade

Infelizmente não está disponível oficialmente no ocidente.

A publicação oficial, em Coreano, é realizada na plataforma Kakao Page e pode ser visualizada no link abaixo:

Solo Leveling

Em um mundo onde humanos com poderes especiais, conhecidos como Hunters, enfrentam monstros em misteriosas masmorras, um deles, Sung Jin-woo, que é reconhecido como o mais fraco dos caçadores da categoria E (As categorias vão de E até S), luta diariamente para pagar o tratamento de sua mãe, que está em coma em um hospital de Seoul.

Entretanto, após um estranho acontecimento em uma difícil masmorra, Jin-Woo, que passou por uma experiência de quase morte, descobre um poder único, que o diferencia de outros hunters, a capacidade de evoluir, de subir de nível, e com essa nova habilidade, o protagonista vai fazer de tudo para ser o mais forte.

Opinião do João

Solo “Fucking” Leveling, o cara que começou tudo essa brincadeira de Manhwas para mim, com a chegada oficial no Brasil eu não poderia recomendar mais essa fantástica obra, com sua maravilhosa arte, um protagonista massa véio, além de um plot competente e que não falha em entregar ação na medida certa.

Categorias

Disponibilidade

Solo Leveling é publicado oficialmente em pt-BR pela editora New Pop e está disponível para aquisição em sites especializados. Mais informações no link abaixo:

Gepetto

Em um futuro desolado por uma guerra, a última criação do Dr. Gepetto, o cientista responsável pelos androides que quase destruíram a humanidade, é a chave para uma herança desejada por muitos.

Opinião do João

Li apenas os primeiros 20 capítulos, mas foi o suficiente para prender minha atenção e merecer uma menção nesse post, dito isto, não posso oferecer um veredito ainda, mas ainda assim recomendo a leitura para quem se interessa pelo tema.

Categoria

Disponibilidade

O manhwa Gepetto está disponível oficialmente no ocidente e pode ser encontrado na plataforma Line Webtoons pelo link abaixo:

Tower of God

Acompanhe a saga do Irregular 25th Baam e seus amigos enquanto sobem os andares da misteriosa Torre de Deus, que dizem ser capaz de realizar qualquer desejo dos que chegam até o topo. Diversos perigos os aguardam nessa densa e envolvente história.

Opinião do João

INFINITOS… PLOTS… SECUNDÁRIOS…

As vezes parece que estou jogando um rpg de mundo aberto, de tantos sub plots, personagens secundários e acontecimentos paralelos que ocorrem na história. O núcleo principal de personagens é ótimo, e o world bulding é fantástico, gerando interesse e curiosidade a cada andar.

Teve alguns problemas de pacing no final da segunda temporada, conseguiu se recuperar e agora apresenta uma terceira temporada excepcional, com acontecimento realmente relevantes e que movem a história.

Recomendo fortemente, mas aviso que a história exige um certo grau de investimento, pois o número de personagens, plots e eventos é relativamente exagerado e pode confundir o leitor mais desatento.

Categorias

Disponibilidade

O manhwa Tower of God está disponível oficialmente no ocidente e pode ser encontrado na plataforma Line Webtoons pelo link abaixo:

Além disso, foi o primeiro Manhwa a ganhar uma adaptação em anime fruto da parceria entre o serviço de streaming Crunchyroll e plataforma Line Webtoons.

The God of Highschool

Nenhuma sinopse que eu escrever aqui vai fazer jus ao que é essa história, mas se puder colocar em uma frase ela seria a seguinte:

Torneio de artes marciais entre estudantes do ensino médio que lutam com seus punhos e seus stands super poderosos.

Odiador de Re:zero, João

Opinião do João

Começa muito bem, com personagens bem construídos, mas desanda em níveis inimagináveis após o primeiro arco, com um power scaling digno de Dragon Ball Z.

A história melhora novamente, após um breve período de aceitação do leitor e alguns ajustes de curso por parte do autor, abraçando mais seu lado mitológico e menos a loucura das batalhas destruidoras de planetas.

Recomendo a leitura, mas aviso que a história apresentada nos primeiros capítulos é bem diferente dos rumos que o manhwa toma após sua primeira saga, e entendo que esse seja o ponto de ruptura ideal, ou seja, se gostar da história após a primeira saga siga em frente, se não gostar, bem, fuja, por que é só ladeira abaixo dali em diante.

Categorias

Disponibilidade

God of Highschool é outro importante manhwa da plataforma Webtoons e também recebeu uma adaptação para animes recentemente. Ele está disponível oficialmente em:

A Returner’s Magic Should be Special

Desir Arman é o protagonista central de A Returner’s Magic Should Be Special. Após seu retorno do passado após o fracasso em limpar o Mundo das Sombras, ele resolve fortalecer seus aliados para que o futuro não se repita.

Opinião do Arthur

A obra trabalha bastante a parte psicológica e de inteligência do protagonista, acompanhamos todo o trauma e sofrimento que ele e os companheiros passam no Labirinto Sombrio, dessa forma temos bem sedimentada a determinação de Desir e um inicio de jornada bem tensa.
Como é uma corrida contra o tempo, o MC não perde tempo rapidamente consegue reunir a “party” dele e busca torna-los mais fortes para que a tragédia não se repita.
Recomendo a obra para quem gosta de um protagonista mais inteligente do que poderoso e que sabe utilizar de truques para fazer as coisas acontecerem.

Categorias

Disponibilidade

A publicação oficial, em Coreano, é realizada na plataforma Kakao Page e pode ser visualizada no link abaixo:

The Beginning After The End

King Grey tem força, riqueza e prestígio incomparáveis em um mundo governado por habilidades marciais. No entanto, a solidão permanece logo atrás daqueles com grande poder. Sob o exterior glamoroso de um rei poderoso se esconde a concha de um homem, desprovida de propósito e vontade. Reencarnado em um novo mundo cheio de magia e monstros, o rei tem uma segunda chance de reviver sua vida.

Opinião do Arthur

Essa obra tem vários clichês bem recorrentes em outras obras, porém ela chama atenção para um ponto muito importante e muito legal, a importância da família e a relação dos membros. Essa relação é construída de maneira sólida e sedimentada, nos levando a momentos emocionantes. Além disso, a interação com outros personagens é bem executada, o que torna os momentos tensos bem mais emocionantes e marcantes.
Recomendo fortemente para quem busca algo um pouco diferente, com mais de emoção, nesse mar de obras coreanas.

Disponibilidade

A publicação oficial, em Coreano, é realizada na plataforma Kakao Page e pode ser visualizada no link abaixo:


Menções Honrosas

The Gamer

Tem um começo interessante, mas ficou tão chato com o passar do tempo que nem vale a pena recomendar, fuja.

Noblesse

Não conheço a obra, então não vou emitir opinião, só sei que é um pioneiro dos webtoons e que vai ganhar anime fruto da parceria com o crunchyroll.

Overgeared

Não conheço nada, mas já recebi várias recomendações, então está no backlog para uma leitura futura.

Links Relevantes

Por fim…

Então é isso amiguinhos, quem gostou compartilha o post e se quiser ajudar deixa um comentário com suas recomendações.

Se achar algum erro é só avisar também, mas lembrando que opinião é pessoal e se não concordar com as merdas que falo aqui é só meter o pé.

Um abraço e até a próxima.

Pular para a barra de ferramentas