Episódio #24: Tropes dos Animes

Episódio #24: Tropes dos Animes

 
 
00:00 /
 
1X
 

Neste episódio falaremos sobre os tropes, que tomamos a liberdade de chamar de truques de roteiro, frequentemente usados, de maneira intencional ou não em narrativas de vários gêneros.

O que são Tropes?

Um trope é dispositivo de roteiro ou convenção, um atalho para descrever situações em uma história que o autor pode assumir com alguma segurança que a audiência vai reconhecer.

Tropes não são o mesmo que clichês. Eles podem ser novos, mas parecem banais e vulgares; eles podem ter milhares de anos, mas parecem frescos e novos. Eles não são maus, não são bons; tropes são ferramentas que o criador de uma obra de arte usa para expressar suas idéias para o público. É praticamente impossível criar uma história sem tropes.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no link abaixo:

https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/TropesAreTools

Tropes comentados no episódio

1. Fight Unscene (Luta não exibida) & Flash Step (Passo em um flash)

Link:

Descrição:

Estes tropes descrevem as cenas de luta onde os personagens se movem tão rápido que seus movimentos não podem ser vistos a olho nu. É uma alternativa elegante que permite economizar alguns trocados na criação de cenas de luta, que de outra maneira custariam muito dinheiro para serem animadas.
Os personagens normalmente só aparecem como imagens estáticas, seguidas de flashes de luz representando o impacto de seus golpes. Podem ser utilizados também para ocultar cenas de luta que normalmente seriam brutais para os espectadores.
Além disso, o trope Fight Unscene é bastante para demonstrar a superioridade de um personagem, onde o mesmo derrota um inimigo tão rápido que personagens mais fracos não conseguem assistir a luta.
Filmes e episódios especiais não costumam recorrer a este recursos por possuírem uma maior orçamento.

Exemplos de Uso deste Trope: Bleach, Dragon Ball, Fairy Tail, Yu Yu Hakusho, Saint Seiya, etc…

2. Mundane Made Awesome (Mundano transformado em Fantástico)

Link:

Descrição:

A arte de transformar eventos e ações mundanas em cenas fabulosas, como escrever em um caderno fazendo pose e costurar uma roupa rasgada em um único movimento.

Exemplos de Uso deste Trope: Death Note, Bakemonogatari, Beyblade, Yu-gi-oh, Cells at Work!, Code Geass, etc…

3. Because You Were Nice to Me (Por que você foi legal comigo)

Link: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/BecauseYouWereNiceToMe

Descrição:

Um personagem, normalmente de pouca relevância, e que às vezes sofre abuso no trabalho, é tratado pela primeira vez em sua vida com bondade verdadeira e amizade. Nesse momento, ele se torna extremamente leal ao seu benfeitor, mesmo se o benfeitor admitir ser um traidor e de que tudo não passou de uma mentira.

Exemplos de Uso deste Trope:

  • Attack on Titan (Ymir e Crista)
  • Naruto (Naruto S2 Sasuke)
  • Bakemonogatari (Hitagi Senjougahara e Koyomi Araragi)
  • Bleach (Ichigo e Nel)
  • Dragon Ball Z (Picollo e Gohan)
  • Jojo (Robert E.O. Speedwagon e Jonathan Joestar)

4. Anime Hair (Cabelo de Anime)

Link: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/AnimeHair

Descrição:

Normalmente, os personagens mais importantes da história terão cabelos pontudos ou com cores estranhas para se destacarem na multidão. Isso ajuda a criar uma silhueta distinta, que fortalece a marca em produtos de marketing. Um cabelo de anime normalmente é visto em cores que não aparecem naturalmente em seres humanos, sendo o azul uma das mais populares.

Tipos e Derivações:

  • Cabelo Elemental – O cabelo combina com os poderes elementais do personagem
  • Poder faz o seu cabelo crescer – Poderes especiais fazem o cabelo do personagem crescer
  • Poder tinge o seu cabelo – Poderes especias fazem o cabelo do personagem mudar de cor
  • Cabelo temperamental – O cabelo se move de maneira independente, geralmente em resposta a alguma ação ou mudança de temperamento do personagem

Exemplos:

  • Yu-Gi-Oh! (Todo Mundo)
  • Dragon Ball (Praticamente criaram esse trope)
  • Shaman King (Ryu – cabelo de Pompadour)
  • Tenchi Muyo! (Todo mundo)
  • JoJo’s Bizarre Adventure (Polnareff, Abdul, Giorno, Josuke, Koichi, Jotaro)
  • Bleach (Zaraki Kenpaichi, Abarai Renji, Hitsugaya)
  • Pokemon (Jesse)
  • Mahou Sensei Negima! (Ricardo)
  • Saint Seiya (Todo Mundo)
  • Shokugeki no Soma (Todo Mundo)
3 comments Add yours
  1. Excelente Epi, o flashfight já era velho na epoca do Dragon Ball, lembro da cena do Kuririn e do Mestre Chun zoando isso, o que todo mundo achou que seria isso na verdade, foi só várias sequencias de jokenpo.

    no Bleach cansa até no mangá, e ele vai pior a cena do capitão lá que é medico que usa um suposto veneno que deixa o cara um “superhumano” de tão super tudo fica tão lento, desculpa mais barata pra reaproveitar quadros no mesmo capitulo.

    O numero 3 é outro que aparece com frequencia se você for abordar de forma mais critica algumas obras e concordo com vocês, nem é que seja ruim mas é a intensidade , o cara faz um favor, tipo ajudar a levantar e é tratado como messias.

    Also, gostei do post aqui bem didático com os exemplos.

    1. Lembrei de outro também, quando o protagonista toda a ordem estabelecida de força, então usam como desculpa que isso ocorre por que o pai dele era apelão.

      Quer dizer, cara treinou a toa, o lance é ser filho do cara certo.

  2. Rapaz… Se um anime não tem fan service é pq ele é um lixo ou ele é um anime tão sério que não tem como colocar na história… Essa é a realidade… Td mundo quer ver uma cena de fan service com os personagens q gosta.

    Que vergonha… Olhe esse João falando q cdz é uma merda hj em dia… Que vergonha João… O novo anime é uma merda, o clássico é fd até hj

    Esqueci de falar no ep anterior, mas o one piece (anime) tá realmente bem mais lento, mas ele ainda tá muito bom e dá pra empolgar, eu só não leio o manga pq eu fico perdido na arte quando o manga é de ação (muita coisa eu tenho q ficar olhando pra página por 4 minutos para entender oq tá acontecendo)

    Mas q porra é essa? “Spoiler pequeno” de jojo??? Sdds da época q falavam q até no grupo do telegram não podia spoiler…

    Eu concordo com o João em mais ou menos 50% das coisas rapaz… Q são as coisa q ele tá certo, os 50% que discordamos é oq ele tá errado.

    Tô a mó tempo na vontade de ver o jojo… Um dia eu vou pegar pra ver puto esse anime… Se não tiver ngm beijando os bicips ou fumando eu vou ficar triste.

    {Vou dar uma pequena polêmizada aqui} Berserk (manga) fica cada vez pior depois da golden age, além de enfiar personagens inúteis q só serve 95% do tempo pra alívio cômico ele vira um shounen no meio do nada… Vc tava lendo um seinen e no meio do nada, -pá- shounen… Berserk era pra ter acabado no GA e abraço… Tava um manga tão mais sóbrio e realista (dentro dos padrões de um manga) sobre essa era medieval tão interessante… Ai começa a botar alívio cômico d +, começa a entupir o manga de magia e talz, tranfoma o manga num shounen onde ele precisa derrotar uma caralhada de nego pra chegar no dedo (não vou dar spoiler caso tenha alguém q não viu).
    Caso vc não tenha lido o manga leia… E pare no arco da golden age (se vc viu o anime clássico leia tbm q ele é bem mais hardcore q o anime) nosso amigo Anthony pode ficar com o anime até da uma crecida hehe.

    Ps: João tá Julgando o youjo senki antes de ver… Q vergonha… O anime é fd pra caralho um dos mais bonitos q eu já vi

    Comentario um pouco grandinho…

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.