Fala pessoal, estamos de volta com mais um episódio do Gasha, e dessa vez discutiremos os personagens Mary Sue (Gary Stu no masculino) dos animes. Junte-se a João “Pro Player de Genshin”, Roberto “Hold is my SOUL” e Arthur “Otaking Civil”.
Mary Sue – Definição
Mary Sue é um termo depreciativo utilizado para denominar personagens fictícios tão competentes e perfeitos que parecem fantasiosos, destoando dos demais personagens e do cenário apresentado no mundo onde vivem.
É comum, mas não uma regra, que personagens Mary Sue representem uma visão idealizada, sem falhas ou problemas morais do autor da obra.
Em geral possuem um alto grau de excelência em atividades que normalmente não deveriam dominar ou não teriam idade para tal, além da total ausência de conflitos ou falhas que precisem superar, se mantendo estáticos durante toda a jornada dos heróis e contrariando os tropes tradicionais, de superação e mudança de estado.
P.S.: Essa definição do termo Mary Sue não é unânime, entretanto, foi escolhida pela equipe do Gasha para orientar a discussão e facilitar o entendimento do trope.
Mary Sue – Outras Interpretações
Em vários casos o termo Mary Sue pode se mesclar com outros tropes comuns, muito mais facilmente reconhecidos pelos fãs de animes, abaixo apresentamos alguns exemplos:
Protagonistas Odiados
Aqui temos um cenário bastante comum, onde o protagonista de uma série é tão poderoso ou inteligente que os conflitos e desafios se tornam irrelevantes, ao ponto que o protagonista se torna apenas um mecanismo de roteiro para resolver problemas de qualquer natureza.
Personagens Mal Escritos e Deus Ex Machina
Outro trope que flerta bastante com o Mary Sue é o dos personagens mal escritos, tão quebrados que quebram a suspensão de descrença do leitor. Isso geralmente acontece por furos de roteiro, situações inexplicáveis ou conflitos sem solução aparente, nesses casos o personagem em questão aparece, sem explicação alguma, e realiza alguma ação que desafia a lógica, resolvendo todos os eventuais problemas que o protagonista possa ter.
Protagonista Clichê
Órfão, odiado por todos à sua volta desde a infância, descobre ser o escolhido destinado à grandeza e com o poder necessário para destronar o imperador do Mal. Personagens desta natureza por definição não são do tipo Mary Sue, mas tem grande facilidade em se tornar um representante dessa categoria, devido ao seu grande poder, capaz de solucionar qualquer conflito.
Personagem Idealizado / Infalível
São personagens sem falhas de caráter, totalmente virtuoso, a um ponto que quebra a imersão do leitor, além disso, tendem a ser infalíveis, capazes de resolver qualquer conflito. É comum que personagens com essas características se tornem ou já sejam um Mary Sue.
Personagem Centro das Atenções
O personagem é tão bom no que faz que acaba atraindo mais atenção que o normal, como por exemplo um vilão que desenvolve um ódio inexplicável pelo protagonista sem motivo aparente ou um jovem que resolve imitar as ações do personagem na primeira vez que o vê. Esse trope sozinho não caracteriza um Mary Sue, mas adiciona vários pontos ao contador e serve como sinal de que a coisa está desandando.
Exemplos
Kirito & Asuna
Difícil falar de personagens Mary Sue sem citar o famigerado casal protagonista do anime Sword Art Online.
Rimuru Tempest
Por mais que isso me parta o coração, é evidente que Rimuru Tempest, protagonista de That Time I Got Reincarnated as a Slime, apesar de bem escrito e divertido de acompanhar, representa um autêntico personagem Mary Sue, ou seria Gary Stu??? 👀
Tatsuya Shiba
[✔] Cabelo preto
[✔] Personalidade Fria e Calculista
[✔] Intelecto de Cientista da Marvel
[✔] Terror da Mulherada
[✔] Inveja dos Marmanjos
[✔] Derrota militares com anos de experiência e treino no café da manhã
Acho que não preciso nem descrever mais, Tatsuya, protagonista da Light Novel Mahouka, é um dos maiores Mary Sue (Gary Stu) e poucos fazem frente ao seu reinado.
Mikasa Ackerman
A maior Mary Sue dos animes, capaz de qualquer coisa, capaz de derrotar qualquer Titan que ameace a vida do seu querido Eren.
Para Encerrar…
Discorda, concorda, lembra de mais exemplos, manda pra gente nos comentários ou cola no grupo do Telegram pra bater um papo legal com a galera.